Como Lidar com as Gerações Y e Z no Trabalho

As gerações Y e Z são dois dos grupos mais incompreendidos na sociedade atual. Eles são frequentemente rotulados como intitulados, preguiçosos e viciados em tecnologia. No entanto, há mais nessas gerações do que aparenta.

Se você quiser entender e se conectar com eles, aqui estão algumas dicas:

  1. Conheça-os. Passe algum tempo conversando com eles e conhecendo seus interesses, valores e crenças. Isso ajudará você a encontrar um terreno comum e construir um relacionamento.
  2. Respeite as opiniões deles. Mesmo que você não concorde com tudo é importante respeitar o direito deles de ter uma opinião. Isso fará com que eles se sintam valorizados e ouvidos.
  3. Tenha a mente aberta. Essas gerações são conhecidas por serem mais tolerantes com as escolhas e crenças de outras pessoas. Portanto, esteja preparado para aceitar os pontos de vista diferentes.
  4. Mantenha as coisas novas e empolgantes. O tédio é o inimigo das gerações Y e Z. Para manter a atenção deles, misture sua rotina, experimente coisas novas e mantenha as coisas interessantes.

Convivendo com o a Geração Y

Há algumas coisas importantes a serem lembradas quando se trata de gerenciar trabalhadores da Geração Y.

Primeiro, essa geração é conhecida por ser extremamente independente e engenhosa. Como tal, eles tendem a funcionar melhor quando recebem objetivos claros e são deixados por conta própria.

A microgestão só levará à frustração de ambos os lados. Além disso, certifique-se de fornecer feedback oportuno para que eles possam permanecer no caminho certo.

A geração Y anseia por feedback e reconhecimento constantes por seus esforços.

Finalmente, não se esqueça de aproveitar a criatividade deles; muitas vezes eles conseguem criar ideias novas e inovadoras que podem ajudar seu negócio a ter sucesso.

Convivendo com a Geração Z

A geração Z, ou aqueles nascidos entre 1995 e 2010, estão amadurecendo e entrando na força de trabalho.

Como a geração mais conectada e experiente em tecnologia, eles trazem um conjunto único de habilidades e expectativas para o local de trabalho.

Veja estão algumas dicas sobre como lidar com a Geração Z no trabalho:

Incentive a comunicação aberta: Esta geração está acostumada a ser capaz de alcançar qualquer pessoa, a qualquer momento, graças à tecnologia. Crie um ambiente aberto e inclusivo onde eles se sintam à vontade para comunicar suas ideias.

Promova um espírito colaborativo: a Geração Z cresceu trabalhando em ambientes de equipe, seja em projetos escolares ou atividades extracurriculares.

Encontre maneiras de incorporar o trabalho em equipe.

Faça uso de seu conhecimento técnico: a afinidade natural da geração Z com a tecnologia incorporando ferramentas e plataformas digitais em seus negócios.

Você também pode aproveitar suas habilidades de mídia social fazendo com que eles ajudem com campanhas de marketing ou iniciativas de divulgação de clientes.

Modelos de Profissionais para a gestão de profissionais Y e Z

Como alguém que gerencia uma equipe de funcionários da Geração Y e Z, posso atestar o fato de que esses dois grupos exigem abordagens diferentes quando se trata de gerenciamento.

Para a geração Y, acho que eles respondem bem a um estilo de gerenciamento mais prático. Eles precisam de prazos e expectativas claros e apreciam o feedback (positivo e negativo) para se manterem no caminho certo. O microgerenciamento geralmente é necessário com esse grupo, pelo menos no início, até que eles aprendam a confiar em seu gerente e assumir mais responsabilidade sobre seu trabalho.

A geração Z, por outro lado, requer uma abordagem um pouco mais prática. Eles são trabalhadores muito independentes que preferem ter liberdade dentro de seus projetos.

Esses funcionários apreciam os gerentes que dão um passo atrás e permitem que eles mostrem do que são capazes.

Ricardo de Freitas – Com dados da Rede Jornal Contábil

Start typing and press Enter to search