A importância de fazer uma boa gestão financeira e eliminar riscos

Independentemente do porte ou setor, fazer uma boa gestão financeira é essencial para qualquer empresa.

Ter um bom controle financeiro ajuda a manter o fluxo de caixa saudável, permite o crescimento sustentável do negócio e previne problemas com dívidas ou gastos surpresas.

Realizar uma gestão eficiente otimiza os processos internos, facilita as tarefas do dia a dia e deixa mais claro a real situação financeira da empresa, se tornando primordial na hora de tomar as melhores decisões.

Pensando em auxiliar no crescimento saudável de qualquer negócio, Fernanda Cordeiro, gerente financeiro do Grupo Nexxees, especialista em plataformas integradas de serviços de automação bancária, gestão de cobranças, recebimentos e tecnologias, listou algumas dicas valiosas que prometem facilitar o dia a dia do profissional e manter a empresa sempre no positivo.

Desenvolvimento de um planejamento financeiro

Definir metas e objetivos, traçar planos operacionais, alinhar projetos da empresa e prazos para realizá-los são itens fundamentais no planejamento financeiro de qualquer empresa.

Com isso é possível direcionar melhor os recursos focando em resultados esperados.

Além disso, ter um bom planejamento viabiliza uma visão mais estratégica, permitindo a realização de investimentos sem prejudicar o orçamento e ainda consegue antecipar possíveis erros que podem colocar a saúde financeira em risco.

Acompanhar de perto o fluxo de caixa

Para que a gestão financeira se torne eficiente é preciso ter um bom controle do fluxo de caixa.

É importante registrar continuamente todas as entradas e saídas, registrando inclusive as despesas e receitas futuras para a realização de projeções.

Com isso é possível fazer uma análise periódica das informações para não deixar as dívidas maiores que as receitas.

Sempre ficar atento às despesas

No desejo de expandir o negócio, muitas vezes as empresas acabam se perdendo em despesas que não cabem no orçamento.

Para isso não se tornar um grande risco para o crescimento sustentável do negócio, é preciso fazer uma análise cuidadosa antes de tomar qualquer decisão importante, assim as dívidas não levam a empresa para um caminho indesejado.

Reduzir custos improdutivos 

É importante analisar todas as despesas da empresa para identificar possíveis desperdícios e custos ou despesas improdutivos que não geram retorno para a empresa.

Com isso, é possível traçar estratégias para reduzir custos ou eliminá-los.

Organização e classificação de documentos 

É fundamental ter toda a documentação sempre organizada: comprovantes de pagamentos, boletos, contratos, notas fiscais, entre outros.

Isso diminui o tempo gasto na procura de documentos, traz mais controle sobre as transações financeiras e evita riscos, como atrasos de contas a pagar e prejuízos com multas e juros.

Designed by @pressfoto / freepik

Determinar uma lista de prioridades

Não só para a gestão financeira, essa é uma dica valiosa para todos os setores.

Determinar as prioridades evita o acúmulo de tarefas e desorganização, é importante saber quais são as demandas mais urgentes, as prioridades e as pendências que precisam ser resolvidas o quanto antes.

Isso é essencial para não investir o tempo útil em tarefas que podem ser feitas depois, enquanto algo urgente pode ficar esquecido.

Hoje existem muitas ferramentas que podem auxiliar nessa gestão.

Monitorar e metrificar resultados

Essencial para melhorar a gestão é a análise de indicadores financeiros, como custo fixo e variáveis, ponto de equilíbrio, endividamento, entre outros.

Ao monitorá-los, é possível identificar onde estão os erros, gargalos e demais riscos para seu negócio.

Essa atitude além de corrigir problemas, pode implementar estratégias de mitigação de riscos mais eficazes.

Tecnologias que agilizam processos 

Para ter mais eficiência e segurança na gestão financeira, é essencial contar com a tecnologia.

Ter um software que agiliza processos proporciona maior controle sobre as operações virtuais e permite a sustentabilidade financeira da empresa.

Ao automatizar a gestão, o profissional economiza tempo, diminui taxas de erros humanos e ganha agilidade nos processos.

Além da eficiência, há a possibilidade de integrar o ERP ao ecossistema financeiro, que inclui bancos, fintechs, adquirentes, entre outros players, além de conectar toda a cadeia de clientes da empresa, incluindo fornecedores e parceiros.

Sobre o Grupo Nexxees

Há mais de 28 anos no mercado, a empresa nascida em Florianópolis atualmente conta como clientes 400 das 500 maiores empresas do Brasil.

São 86 instituições financeiras homologadas e mais de 3,4 trilhões de reais transacionados ao ano.

A partir da empresa Nexxera, oferece plataformas integradas de serviços de automação bancária, gestão de cobrança, recebimentos, tecnologias de relacionamento com fornecedores e acesso a crédito inteligente.

Soluções que antecipam o futuro e viabilizam, por meio da tecnologia, o ecossistema de negócios que proporciona rentabilidade às empresas.

Fonte: Rede Jornal Contábil.

Start typing and press Enter to search